Lançamento do Livro "Estudos Litúrgicos e Práticas Devocionais Gnósticas"

Esta obra, escrita pelo Rev. Luiz Franklin de Mattos Silva - presidente do Conselho Episcopal da Igreja Gnóstica Livre, é uma contribuição conceitual e prática que surgiu para auxiliar os Membros da Igreja Gnóstica Livre, mais especificamente os Irmãos e Irmãs, da Capela Mont’Moriah.

Não tem como objetivo ser um Tratado Teológico Gnóstico, pelo contrário, busca a ser um roteiro de reflexões sobre o Cristianismo Gnóstico no Século XXI, ou seja, de como os manuscritos encontrados em Nag Hammadi (1945) e no Mar Morto (1947) podem ser decodificados e ressignificados na atualidade.

Não se trata de reforçar como essas ditas “heresias” abalaram profundamente uma Igreja que negava qualquer relação de Jesus com Essênios, um militante em defesa da vida, da simplicidade, dos pobres e humildes.

O papel desta obra é de apresentar como as questões sociais, ecológicas, do direito humano e da diversidade, até hoje combatida pelos setores mais conservadores, encontram eco nas palavras e ações de Jesus, independente do aspecto histórico, mitológico ou místico.

Trata-se de questões cruciais de uma Nova Igreja, que dialoga com todos, ama a todos da humanidade, por serem simplesmente nossos Irmãos em Cristo, onde não se exige, apenas oferece-se. Uma ação pastoral, compreensiva, caritativa e independente crenças, classes, religiões, opiniões políticas, sexualidade ou níveis de consciência planetária rumo a Paz entre os homens de boa vontade. Tudo é serviço para os “trabalhadores da última hora.”

O livro pode ser adquirido em formato físico e digital no site:

Documentos Gnósticos Volume 1

É com grande alegria que o Rev. Tales de Azevedo da Igreja Gnóstica Livre apresenta ao público lusófono apresente coleção de documentos em língua portuguesa. Esses documentos fornecem uma base sólida, a qual gnósticos e estudiosos da religião podem recorrer para melhor compreender as bases da formação da Igreja Gnóstica.

Esse trabalho de tradução e organização somente foi possível graças ao apoio do Mui Rev. +John Mongiovi e ao Rev. Mathieu Ravignat da L’Églie Gnostique Apostolique que fizeram o trabalho de recuperação, seleção e tradução dos textos para a língua inglesa, permitindo assim a sua tradução para o português.

Documentos Gnósticos Volume 1 pode ser obtido gratuitamente no site:

Tau Teophylo celebra aniversário de Ordenação Episcopal

No dia 27 de maio, celebramos com nosso Presidente do Conselho Episcopal, Tau Teophylo, 07 anos de sua Ordenação Episcopal. Com carinho, rogamos ao Sagrado Pleroma que continue a abençoar Tau Teophylo para que continue com fé e amor sua missão, no serviço a Santa Gnose, à Igreja e seu povo

Lançamento de Novo Livro

Rev. Tales de Azevedo lançou seu novo trabalho, intitulado “Incógnito: maçonaria, rosacrucianismo, martinismo e gnosticismo”.Embora não sejam termos novos, Maçonaria Martinismo, Rosacrucianismo e Gnosticismo são termos que por vez ou outra são citados, mas nem sempre compreendidos. Embora suas origens sejam distintas, a relação entre ambos ainda gera algumas confusões em círculos de conversações místicos e esotéricos.

Nessa obra o Rev. Tales não busca esgotar a história de cada movimento em particular, e sim trazer um recorte que começa com a Teurgia da Grécia Antiga, resgatada nas práticas de Martinez de Pasqually e seu desenvolvimento na França a partir do século XVIII.

O livro pode ser obtido gratuitamente em formato pdf no site: